Agressão psicológica dentro de casa

Sempre quis falar sobre esse assunto, que pra mim é muito sério: a agressão psicológica dentro de casa.
Desde o momento do nascimento de uma criança, um dos maiores desejos dos pais é protegê-la de todos os males do mundo. Na sociedade na qual vivemos, as cobranças são inúmeras e muitas vezes absurdas: o que você deve fazer (e não fazer), o que você deve saber, o que você deve comer, que nota você deve tirar, o quão magra(o) e saudável você tem que ser… estar dentro do que exigido muitas vezes é “critério de seleção” pra ser aceito nessa sociedade e se encaixar em algum lugar.
Muitas vezes, preocupados demais com os filhos e em como essa sociedade irá enxerga-los, os pais acabam numa super cobrança/exigência da criança, sobrecarregando e/ou machucando psicologicamente. Quantos de nós já não ouvimos DENTRO DE CASA “você é um fracasso” “não faz nada direito” “aceita que você não é bonita(o)” “não consegue fazer nem o mínimo” “filha(o) de fulano conseguiu isso e isso” “filha(o) de fulano já está em tal lugar” “olha essa barriga” “para de comer, só vai ficar mais gorda(o)”…
Talvez os pais não tenham noção do impacto que tais frases causam e em como isso pode influenciar no desenvolvimento da criança desencadeando a formação de um adulto completamente inseguro e depressivo.
Bullying é uma coisa muito séria, que não trata só de agressão física, como também a psicológica. Muitos debatem sobre isso, fazem campanha tentando conscientizar e erradicar esse mal. Mas e quando essa agressão é dentro de casa, como pode ser mudado? Se uma criança ou um adolescente não tem o apoio e a confiança nem dos pais, quem dirá do mundo lá fora?

Por Lívia Del Bianco

6 comentários em “Agressão psicológica dentro de casa

  1. Infelizmente acho que são poucos que não sofreram alguma agressão. E o pior é que vira um ciclo vicioso, muitas vítimas acabam perpetuando em seus filhos o que sofreram na sua infância … Eu aqui em casa me policio para não fazer isso com meus filhos… Quero que cresçam saudáveis psicologicamente e tenham auto-estima para enfrentar esse mundo louco !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s